II CONGRESO REGIONAL - PI


Parnaíba Sediará nos dias 14, 15 e 16 de junho, no auditório da UFPI, o II Congresso Regional de Educação de Surdos do Delta do Parnaíba, cujo eixo temático é: BILINGUISMO UMA NOVA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SURDOS.
Metodologias, Conceitos, Objetivos pedagógicos e suas implicações. O objetivo é promover discussões a cerca da educação bilíngue LIBRAS/português entre os profissionais da educação possibilitando a comunidade surda sua inserção no ensino regular.
O individuo Surdo tendo acesso e pleno domínio da LIBRAS terá condições mais favoráveis à aprendizagem da leitura e da escrita, sendo esta uma condição para o execício da Cidadania Ativa.
Os surdos adultos possuem baixo nível de escolaridade em vista de um historia de escolarização deficitária e, assim, não possui qualificação profissional que garanta a base de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para conduzir o processo de ensino, tanto nas escolas como em outros contextos educativos. Além da escassez de profissionais com domínio suficiente na lingua de sinais LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) oficialmente regulamentada sobre a LEI n° 10.436 de 24 de abril de 2002.
Fonte:http://www.proparnaiba.com/redacao/2012/06/02/

Comentários