Dicas para Professores no atendimento com alunos que apresentam baixa visão e cegueira, para fazer da Sala de Aula um ambiente seguro e positivo
1.
Aprenda
e entenda as capacidades visuais do aluno cego ou visão subnormal;
2.
Identifique
as características visuais que aumentam as funções visuais do aluno (cores,
contraste, tamanho);
3.
Coloque
a carteira do aluno próximo a sua mesa, lousa e porta da sala de aula;
4.
Reduza
iluminações distrativas; coloque a
carteira do aluno longe da fonte de luz e em lugar bem claro;
5.
Permita
que o aluno troque de lugar, aumentando as oportunidades de ver e ouvir; e assim, escolher qual lugar é melhor para
ela (pergunte);
6.
Abra
e feche a porta completamente ( uma porta meio aberta pode ser um obstáculo
perigoso);
7.
Elimine
barulhos desnecessários; não fale muito alto ( a dificuldade do aluno é na
visão e não na audição), pois isso tende a aumentar o nível de barulho da sala
de aula;
8.
Elimine
confusões na sala de aula, circule pelos corredores, entre as carteiras,
demonstre interesse pelo que estão fazendo;
9.
Coloque
os materiais em locais determinados, de forma que os alunos saibam onde cada
item em particular é, em geral, guardado ( comunique o aluno qualquer
alteração);
10.
Mantenha
as programações rotineiras para que o aluno saiba o que esperar no dia e na
hora específicos;
11.
Oriente
seus alunos usando seus primeiros nomes para obter sua atenção;
12.
Não
saia da sala de aula sem avisar o aluno;
13.
Explique
as regras implícitas e explícitas para conduzir a turma, dentro e fora da sala;
14.
Estimule
os alunos com deficiências visuais a expressar suas necessidades visuais;
15.
Repita
oralmente as informações escritas na lousa, projeção ou vídeo. Lembre-se de que
ampliações nas imagens projetadas não são úteis para todos os alunos cegos ou
com baixa visão;
16.
Prepare
impressos ampliados ou em Braille ( solicite à professora da Sala de Recursos),
quando propor atividade completares aos cadernos do aluno ampliados;
17.
Incentive
o aluno a usar o “caderno do aluno ampliado” (enviado pelo CAPE), é recurso
público destinado a ele;
18.
Grave
em áudio as aulas, para que os alunos possam usar como apoio nos estudos em
casa;
19.
Selecione
atividades em cores brilhantes e contrastantes para os alunos que se
beneficiam desse recurso visual (amarelo
sobre o roxo/ preto sobre laranja) e uso de canetas de ponta grossa;
20. Procure o especialista na área da
deficiência visual (professora da Sala de Recursos) ou a equipe da Diretoria da
Educação Especial sempre que tiver dúvidas e mantenha suas expectativas altas.
Fonte: especialdeadamantina.wordpress.
A Caixa Cultural traz a exposição “Hercules Barsotti – Além do Olhar”, que tem versões táteis e tridimensionais. A exposição terá início no dia 21 e ficará aberta ao público até o dia 23/09, contando com 30 serigrafias do grande artista neoconcretista.
ResponderExcluirPela primeira vez cada obra exposta será acompanhada de sua representação em material tátil e tridimensional especialmente concebida para deficientes visuais.
Além disso a mostra contará com catálogo gratuito com texto em Braille e reproduções das obras serigrafadas em alto relevo, audioguia, planta tátil do espaço expositivo, entre outros recursos de acessibilidade.
Vou postar seu comentário..Beijosss
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