twitter


 Deficiência Auditiva

BRASIL
Surdez, linguagem e cultura.
José Geraldo Silveira Bueno. In: Cad. CEDES, Set. 1998, vol.19, no.46.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Este trabalho procura analisar criticamente a relação entre a surdez, a linguagem e a cultura, a partir de três referenciais teóricos básicos: a história, a abordagem multiculturalista e a relação normalidade-patologia, no sentido de questionar a integração social do indivíduo surdo.
Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos.
Cristina B. F. de Lacerda. In: Cad. CEDES, Set. 1998, vol.19, no.46 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt 
O objetivo deste artigo é mostrar um pouco da história da educação dos surdos, focalizando principalmente o oralismo, a comunicação total e o bilingüismo como propostas educacionais, bem como suas implicações.
Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo. 
Regina Maria de Souza. In: Cad. CEDES, Set. 1998, vol.19, no.46.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
O estudo tem como objetivo questionar a prática pedagógica de ensino bilíngüe para surdos, com base na concepção bakhtiniana de linguagem.
A prática pedagógica mediada (também) pela língua de sinais: trabalhando com sujeitos surdos
Cristina B. Feitosa de Lacerda. In: Cad. CEDES v.20 n.50 Campinas abr. 2000
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000100006&lng=pt&nrm=iso
Este trabalho pretende aprofundar aspectos da educação dos surdos, assumindo a linguagem de sinais como fundamental no processo educacional.

Sistema de representação interna e externa das línguas de sinais.
Profª. Márcia de Borba Campos e outros 
http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/edusurdos/sistls.htm#rep
Os autores analisam as dificuldades encontradas na aprendizagem da leitura e da escrita da língua falada, na educação de surdos.
EDUSURDOS: Rede como Apoio à Interação, Construção e Troca de Informações sobre a Educação de Surdos
http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/edusurdos/menu.htm
É possível encontrar artigos, fórum de professores, lista de livros e filmes sobre educação de surdos.
Deficiência Auditiva
http://www.spponline.com.br/usuarios/eafa/alunos/09/09da.htm
Encontram-se respostas para diversas questões sobre deficiência auditiva: o que é, como se manifesta e graus de deficiência auditiva. Traz, também, as atitudes facilitadoras, o que fazer quando o problema surge precocemente ou após o domínio da linguagem.
Deficiência Auditiva
http://www.lerparaver.com/amigos/leonardo_deficiencia_auditiva.html
Encontram-se estudos sobre o desenvolvimento e a aquisição da linguagem; a formação do sistema fonológico; a aquisição da língua pelas crianças surdas; linguagem e pensamento; linguagem e conceitos; métodos de desenvolvimento da linguagem nas crianças surdas.
As implicações da perda auditiva no desenvolvimento da criança
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/auditivos/implicacoes.htm
Apresenta os diferentes tipos de perda auditiva e suas respectivas classificações. Traz orientações ao educador para que possa organizar o espaço, facilitando as atividades de integração do aluno no trabalho do grupo e na aprendizagem da comunicação oral.
Quais os sinais de alerta?
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/auditivos/alerta.htm 
Traz indícios que geralmente precedem uma surdez e aos quais os educadores devem estar atentos, uma vez que podem ser a causa de falta de atenção, dificuldades, problemas de aprendizagem e de comportamento dos alunos.

1 comentários:

  1. Com certeza visitarei mais vezes. Interessante conhecer outros trabalhos que nos enriqueçam.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.